Cogeração

Numa era em que eficiência energética, utilização racional de energia e tecnologias ambientais são palavras-chave, a Turbomar Energia tem desenvolvido as suas competências nesta área, nomeadamente através da aposta nas tecnologias de cogeração a gás natural e biogás/gás de aterro, complementadas por sistemas completos de extração, armazenagem e tratamento físico-químico dos combustíveis de origem orgânica.
Além de todo um trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas nesta área, em coordenação com os projetistas ambientais de maior renome, com as empresas instaladoras de referência do mercado português, entidades exploradoras, etc., a Turbomar Energia tem vindo a aliar-se a parceiros internacionais de inquestionável qualidade, pelo que está em condições plenas de propor instalações completas do tipo chave-na-mão baseadas em sistemas de cogeração de 30 kW até 2 MW de potência elétrica unitária, com a assinatura de qualidade Turbomar Energia.
Não hesite! Consulte-nos
Glossário
[A] unidade no S.I. da intensidade da corrente elétrica; fluxo de eletrões. Um ampere é produzido ao passar uma corrente elétrica de 1 Volt por uma resistência de 1 ohm.
Siglas para Águas Quentes Sanitárias.
Originado pela diferença entre as várias entradas e saídas de energia num determinado sistema. Tem em conta: a energia primária introduzida na central térmica pelas fontes energéticas, a energia solar que o edifício recebe e os contributos internos a custo zero (por exemplo: calor fornecido pelos habitantes, uso da cozinha, dos eletrodomésticos e da iluminação). Em termos de perdas abrange a energia perdida por transmissão e por ventilação, através das paredes do edifício (incluindo a energia associada à humidade) ou dissipada pela instalação térmica, nas fases de produção, regulação, distribuição e emissão de calor.
Combustíveis com origem em culturas energéticas ou resíduos naturais.
Biocombustível com origem na degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica contida nos efluentes agro-pecuários, da agro-indústria, ou urbanos e ainda nos aterros de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos). É constituído por uma mistura de metano (CH4) em percentagens que variam entre os 50% e os 70% sendo o restante essencialmente CO2.
Forma de energia que origina o aumento de temperatura ou a mudança de fase de um elemento.
Camada formada por moléculas de ozono, que protege a Terra da radiação solar ultravioleta, e que se situa na estratosfera.
Substância que acelera as reações químicas sem que seja afetada.
Processo no qual um combustível fóssil é queimado produzindo energia a qual é utilizada para a produção de energia elétrica, sendo também aproveitado o excesso de calor para a produção de água quente.
Começaram a formar-se há milhões de anos devido à transformação dos resíduos vegetais e animais pela pressão e pelo calor. Por levarem tanto tempo a formar-se, os combustíveis fósseis não são renováveis. Incluem o carvão, o petróleo e o gás natural.
[AC] corrente elétrica em que a direção do fluxo e revertida com uma frequência de 10 ou 120 vezes por segundo ( 50 ou 60 ciclos ou segundo ou 50 ou 60 Hz).
Siglas da Direção Geral de Geologia e Energia.
Sistema de recolha de resíduos para posterior reciclagem.
Razão entre a energia produzida e a energia consumida ou recebida.
Fonte de energia ilimitada, uma vez que a sua utilização “hoje” não implica diminuição da sua disponibilidade “amanha”. Exp. Solar, Eólica.
Sigla para Estação de Tratamento de Águas Residuais, onde são tratados efluentes líquidos contaminados, por meio de processos mecânicos e químicos.
Potência [GW], um milhão de Kilowatts. Mil Megawatts.
Método de tratamento de lixos, através do qual estes são destruídos por meio da queima, podendo ser aproveitado o calor para a produção de energia elétrica. O principal problema ambiental da incineração é a poluição do ar que dela pode ocorrer.
Unidade SI de temperatura.
[kWh] unidade básica de energia 1 kWh = 3.600 KJ.
É o hidrocarboneto mais simples e o componente principal do gás natural. Está presente no petróleo e jazidas de gás e é produzido por processos biológicos em lodos, pântanos, arrozais, lixeiras e nos intestinos de muitos organismos vivos, desde térmitas a vacas. O metano proveniente de lixeiras coloca riscos de explosão. A um nível mais global, contribui para o efeito de estufa, com a sua capacidade para reter o calor do Sol. Símbolo químico: CH4.
[V] unidade de medida da “força” dada a um eletrão num circuito elétrico.
Do ponto de vista teórico, a temperatura mínima possível ( em unidades SI: zero Kelvin).
Alteração das características do clima, de uma forma acelerada, motivada pela alteração do equilíbrio da atmosfera provocada pela emissão de poluentes pelas atividades humanas. Prevê-se que a temperatura global do planeta deverá aumentar entre 1 e 3ºC durante o século XXI. Este aumento irá provocar uma alteração das actuais condições climatéricas a nível planetário, introduzindo alterações em todos os ecossistemas, a diversos níveis.
[Ah] unidade de energia ou capacidade de carga de uma bateria (1 Ah = 3600 Coulombs).
Duas ou mais células eletroquímicas ligadas para armazenamento de energia.
Biocombustivel líquido com origem em culturas energéticas como o girassol ou a colza.
Biocombustível com origem nos produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos da floresta e das indústrias conexas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
Unidade de energia que é a “quantidade de calor absorvida por um grama de água destilada quando a sua temperatura aumenta em 1ºC”.
Representa-se por C a capacidade calorífica do material como sendo a energia necessária para o sistema aumentar a sua temperatura em um grau centígrado. A capacidade calorífica depende do material em consideração.
Clorofluorcarbonetos, classe de compostos orgânicos que contêm carbono, cloro e flúor, usados na refrigeração, em frigoríficos, ar condicionados, embalagens, isolamentos, ou como solventes e impulsores em aerossóis. Os CFCs não são tóxicos, mas vêm sendo abolidos porque se acumulam na atmosfera superior, onde a luz solar os transforma em agentes químicos que destroem a camada de ozono protetora da terra.
Reação que se desenvolve na combinação entre um combustível e um comburente produzindo calor e/ou luz. Combustíveis Fosseis – combustível formado no subsolo a partir de restos de animais e plantas que demoraram milhões de anos até se transformarem em combustíveis. Exp.: petróleo, gás natural e carvão.
Capacidade que uma substância possui para transmitir calor por condução. É geralmente simbolizada com a letra K, ou então denominado de U-value.
Coeficiente de Energia é a relação entre a potência calorífica total dissipada e a potência elétrica total consumida, durante um período típico de funcionamento. Define, assim, a eficiência do aparelho. Quanto maior for este valor, maior será a eficiência do equipamento em causa.
[DC] corrente elétrica em que o fluxo dos eletrões só se dá num sentido (tipo de corrente elétrica produzida no sistemas fotovoltaicos).
Gás incolor produzido quando se queima qualquer material contendo carbono na presença de oxigénio. Atualmente, os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão a subir, apesar de ser removido pelas plantas e dissolvido nos oceanos. Símbolo químico: CO2.
Efeito criado pela atmosfera terrestre e certos gases como o CO2, que são transparentes a radiação solar proveniente do sol, mas que retêm a radiação depois de refletida na terra, retendo assim o colar, como numa estufa.
Taxa de ocorrência de um evento. Em eletricidade é a taxa em que o fluxo de corrente inverte a sua direção (corrente alterna), normalmente na Europa os sistemas de corrente alterna tem uma frequência de 50 Hz.
Unidade básica de calor (uma caloria equivale a 4,1855 Joules).
(potência) [KW], mil Watts.
Tipo de biocombustível também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula química CH3OH.
Siglas para Resíduos Sólidos Urbanos.
(Si) elemento químico, com número atómico 14, semimetálico na natureza, e excelente semicondutor e o mais utilizado nas células fotovoltaicas. Constituinte comum da areia e do quartzo (como óxido).
[W] unidade de potência elétrica (We) ou térmica (Wt), ou quantidade de trabalho (J) realizado numa unidade de tempo.